Gestão estratégica de TI: entenda o que é e sua importância

Quase sempre quando o setor de TI é representado em um filme, é passado aquela imagem de que todos os profissionais da área trabalham em um ambiente escuro, desorganizado, sem planejamento e que estão ali só para resolver problemas extraordinários.

Não sabemos de onde surgiu essa imagem, mas podemos afirmar que ela está completamente errada! Assim como em diferentes outros setores, o planejamento é crucial para uma boa TI. Por isso, a gestão estratégica de TI é tão importante.

Com todo o avanço tecnológico e presenciado a era digital, não contar com uma boa gestão de TI é correr um grande risco. Sendo assim, continue lendo este conteúdo até o final para entender melhor o que é a gestão estratégica de TI e como implementá-la no seu negócio.

O que é gestão estratégica de TI?

A gestão estratégica de TI faz parte da governança de TI, um conjunto de boas práticas de gerenciamento de ferramentas e recursos da área. Esse tipo de gestão busca otimizar todos os processos e resultados de uma empresa.

Desse modo, as forças da equipe de tecnologia da informação são voltadas para que seja possível alcançar o aumento da produtividade dos demais setores, da economia de recursos e aumento das vendas. 

Ou seja, a gestão estratégica de TI é benéfica não só para o setor da informação, mas também para todos os outros. O que, consequentemente, impacta positivamente toda a empresa.

Quando existe a combinação de gestão estratégica e bons profissionais capacitados, o setor de TI passa a se envolver, de forma indispensável, em todos os setores e projetos de uma empresa. Isso melhora a comunicação e a qualidade da entrega.

Benefícios da gestão estratégica de TI

Se você ainda não se convenceu do quão benéfico a gestão estratégica de TI é para uma empresa, isso vai mudar agora! Nos tópicos abaixo vamos falar de outros pontos que são beneficiados com a implementação da gestão estratégica.

Uma boa gestão torna a equipe de TI mais proativa, o que permite que o time trabalhe com todo o seu potencial e dedicação. Assim, os profissionais da área são capazes de encontrar problemas que a administração não sabe como resolver ou nem sequer notou que existem. Desse modo, a solução para esses problemas é encontrada de forma mais ágil.

Esse ponto deixa a equipe mais dinâmica, aumenta a produtividade e ainda otimiza as atividades de diversos outros setores da empresa! 

Melhor acompanhamento

De que adianta ter centenas de informações, que podem ser úteis para o seu negócio, se elas estão desorganizadas e a equipe demora horas para achar o dado que precisa? 

Com a TI estratégica, esse problema é resolvido. A gestão deixa o acompanhamento do desempenho das equipes mais organizado e fácil de ser entendido. Isso porque, a gestão estratégica incentiva a implementação de ferramentas que facilitam esse acompanhamento.

Isso é feito através de métricas e indicadores que facilitam, consideravelmente, o processo de tomada de decisão assertiva. 

Maior segurança

Hoje em dia, empresas de todos os segmentos são bombardeadas de dados e informações diariamente. Esses dados podem ser internos, como informações sobre novos projetos e até mesmo colaboradores. Como também podem ser externos, como dados sobre concorrentes e clientes.

Esses dados são quase como a alma do negócio. E, se caídos em mãos erradas, podem gerar muito prejuízo e dor de cabeça para todas as vítimas. Proteger esses dados é dever da área de TI de uma empresa.

Com a gestão estratégica de TI, são elaboradas formas de garantir ferramentas de segurança essenciais, como firewall, antispam e antivírus, entre outros.

Redução de custos

A gestão estratégica ajuda a reduzir custos na área de TI ao auxiliar na compra de softwares e licenças que irão de fato ser úteis para a empresa. 

Com um bom planejamento, compras de ferramentas e softwares que não irão solucionar os problemas que a empresa enfrenta são evitados. Dessa forma, custos extras são evitados e as melhores ferramentas são adquiridas.

Como implementar a gestão estratégica de TI

Toda implementação de qualquer novo recurso, processo ou gestão precisa ser feita com paciência e cautela. Afinal, é algo completamente novo que todos os colaboradores envolvidos terão que se acostumar e aprender a usar.

Implementar a gestão estratégica de TI em uma empresa requer cuidado e é recomendado que essa ação seja feita por partes. Vale ressaltar também que a gestão de TI é um trabalho constante. Por isso, é importante sempre reavaliar os processos da área em um período de tempo pré-definido. 

O primeiro passo para implementar a gestão de TI é conhecer muito bem o negócio como um todo. A gestão estratégica envolve toda a empresa, não apenas a área de TI. Sendo assim, para entender o que precisa ser feito para obter bons resultados, é preciso analisar e conhecer todos os setores do negócio.

O gestor de TI estratégico precisa acompanhar a equipe de perto. Esse acompanhamento deve ser algo rotineiro, visto que é através dele que o gestor vai identificar pontos altos do desempenho da equipe e o que precisa melhorar. 

Acompanhar a equipe também ajuda a ter insights que possam melhorar processos, além de facilitar na hora de passar feedback para os colaboradores.

Dúvidas? Chama a Arkentec!

Viu só como a gestão estratégica de TI pode beneficiar seu negócio? Com ela, o sucesso é garantido! Quer saber mais do assunto ou precisa de ajuda para fazer a implementação na sua empresa? Chame os especialistas da Arkentec e veja como podemos ajudar!

Posts Relacionados: