Confira as principais tendências de TI para 2024

A tecnologia está constantemente em evolução. Nos últimos anos vimos a Inteligência Artificial ganhar cada vez mais espaço e importância no cotidiano das pessoas. E, todo começo de ano, os profissionais da área de TI ficam na expectativa para saber o que esperar de novidade para a área.

Por isso, especialistas da área buscam sempre estar um passo à frente e estudam as tendências de TI para o ano que começa. Em 2024 não poderia ser diferente! Neste conteúdo você confere algumas das tendências para este ano na área da Tecnologia da Informação!

As tendências de TI em 2024

A líder mundial em consultoria de empresas, a Gartner, divulgou uma lista com 10 tendências para tecnologia estratégica que podem ser usadas para o TI. Além disso, fizemos uma pesquisa e encontramos outras tendências para a área em específico.

Nos tópicos abaixo você confere uma junção de tendências de TI que separamos para esse conteúdo. Continue lendo até o final para não deixar passar nenhuma tendência.

Inteligência Artificial

Como mencionado anteriormente, logo na introdução deste conteúdo, vimos a Inteligência Artificial ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. Então, por que ela está nessa lista de tendências se a IA já não é mais novidade?!

No entanto, a IA tende a evoluir ainda mais e essas evoluções prometem revolucionar a indústria. A Inteligência Artificial pode avançar em linguagem natural, visão computacional e algoritmos de aprendizado profundo.

Com esses avanços, a IA poderá ser aplicada em diversas áreas diferentes, com o objetivo de aumentar a eficiência do setor e ajudar nas tomadas de decisões. 

Integração do 5G

A integração da tecnologia 5G também não é novidade. Contudo, para 2024 espera-se que essa integração seja mais difundida. Desse modo, podemos ver uma mudança significativa em como os dados são transmitidos, processados e utilizados.

Edge Computing

A expansão da edge computing, ou computação de borda, se faz necessária pela proliferação de dispositivos com base na internet das coisas (IoT). 

A computação de borda promove o aprimoramento do processamento em tempo real, além de garantir maior segurança e privacidade aos dados. Isso porque, essa tecnologia traz o processamento dos dados mais próximo da fonte, sem precisar depender de servidores em nuvem, por exemplo.

Tecnologia Sustentável

A sustentabilidade vem sendo pauta nos mais diferentes setores já faz algum tempo. Em 2024 é esperado que ela seja ainda mais introduzida nas práticas e soluções de TI. Espera-se que assim, a emissão de carbono emitida pela indústria da tecnologia diminua consideravelmente. 

Dentre as evoluções que a sustentabilidade pode oferecer para a tecnologia estão adoção de fontes de energia renovável até centros de dados energeticamente eficientes, entre outros.

Computação Quântica

A computação quântica é uma novidade tecnológica que ainda não é muito falada. Mas, tudo indica que em 2024 ela ganhará força, progredindo no desenvolvimento dos computadores. 

Os computadores quânticos prometem resolver problemas complexos que os computadores comuns não conseguem.

Trabalho Remoto

O setor de TI irá continuar trabalhando para promover um ambiente de trabalho remoto seguro para os dados compartilhados e gerados pela empresa e seus colaboradores conectados em diferentes redes. 

Realidade Aumentada

A realidade aumentada já não é mais usada apenas para entretenimento, como era o caso quando ela foi introduzida ao público pela primeira vez. Em 2024 é esperado que essa tecnologia seja usada em diversos outros setores, como forma de expandir os horizontes. 

A RA poderá ser usada nas indústrias, como por exemplo, na educação, saúde, varejo e trabalho remoto.

Segurança Cibernética

É claro que com essas evoluções na tecnologia, novas ameaças podem surgir. Por isso, é fundamental também haver um avanço na segurança cibernética. As tendências são aprimorar a segurança com o uso da Inteligência Artificial, sistemas de autenticação biométrica e de multifator e confiança zero. 

A Arkentec oferece diversas soluções tecnológicas através de gestão especializada. Entre em contato para saber os serviços que oferecemos!

Posts Relacionados: