SCCM: entenda o que é, como funciona e mais

Com a evolução da tecnologia e a digitalização de processos que antes eram feitos manualmente, as empresas passaram a enxergar a segurança cibernética e as ferramentas de organização de dados com outros olhos. Os gestores tiveram que entender a importância desses pontos para o bom funcionamento do negócio.

O SCCM (System Center Configuration Manager) da gigante tecnológica Microsoft é uma solução de gestão e implementação e proteção de dados, ferramentas e aplicativos usados em uma empresa. 

Neste conteúdo, vamos focar nessa solução. Então, se você quer saber o que é SCCM, como funciona, os benefícios e muito mais, continue lendo este post até o final para não perder nenhuma informação importante. 

O que é SCCM?

O SCCM, anteriormente chamado de System Center Configuration Manager, passou a ser chamado de Microsoft Endpoint Manager. Isso porque, essa solução é voltada para o gerenciamento de endpoints de servidores, aplicativos e dispositivos da Microsoft que são usados em uma organização. 

Os administradores e gestores utilizam a solução para proteger endpoints, distribuir softwares em grande escala, realizar patches, entre outros. Um bom diferencial do SCCM é que ele depende de apenas uma infraestrutura para unir máquinas físicas e virtuais. 

A solução também fornece ferramentas que auxiliam os administradores e gestores de TI a terem maior controle de acesso. Isso acontece através da identificação de desktops, servidores e dispositivos móveis que estão conectados em uma rede do Microsoft Active Directory (AD).

Com isso, o SCCM consegue implementar atualizações, manutenções e implementação de aplicativos, de forma individual ou em grupos, para o uso da rede corporativa. Dessa forma, a segurança é reforçada com o mecanismos do Windows Server Update Services de correção automática.

Recursos do SCCM

Agora que você já entendeu o que é o SCCM, vamos apresentar alguns recursos que a solução possui. Assim, fica mais claro também entender como ela funciona. 

Gerenciamento de aplicativos

O gerenciamento de aplicativos permite que administradores possam desenvolver, implementar e manipular aplicativos para dispositivos usados em uma empresa. Esse recurso permite que o SCCM faça tarefas de gerenciamento como por exemplo, atribuir dispositivos específicos para cada usuário, assim como também implementar aplicativos e softwares em cada dispositivo. Dessa forma, todos os dispositivos e usuários têm todos os recursos necessários para realizarem suas tarefas. 

Sistema operacional

A implementação de sistema operacional com o SCCM torna-se mais eficiente, visto que a solução apresenta ferramentas que auxiliam no processo. Assim, a implementação pode ser realizada por Preboot Execution Environment (PXE) ou por mídia inicializável. 

Também existe a possibilidade de implementação através de implementações multicast, onde ocorre o envio simultâneo de dados para diversos clientes. 

A solução também auxilia nas atualizações de software, na entrega de aplicativos para todos os dispositivos e no monitoramento de integridade.

Endpoint

Com esse recurso o SCCM auxilia na identificação de malware e na segurança de firewall do Windows. Com ele, é possível ter acesso a arquivos recentes de definição de antimalware, assim como à proteção avançada contra ameaças do Microsoft Defender. 

Comunicado

Um dos recursos presentes no SCCM é o de criar relatórios diretamente do console. Esses relatórios são personalizados. Dessa forma, ao utilizar esse recurso, fica mais fácil obter informações sobre hardware, software, usuários e atualizações. 

Benefícios do SCCM

Você já sabe o que é e quais os recursos do SCCM, mas se ainda está em dúvida se essa é uma boa solução, saber os benefícios que ela oferece irá acabar com suas dúvidas. 

Além de estabelecer as definições de antimalware e manter os dispositivos de todos os usuários atualizados, o SCCM também ajuda em outras áreas. Como por exemplo, aumentar a produtividade dos usuários.

Como os endpoints estão protegidos e os sistemas atualizados, os usuários se sentem mais confiantes em realizar suas tarefas. Além de que essas condições evitam paralisações inesperadas que atrasam o processo. 

Outro benefício é a facilidade que a solução apresenta para o gerenciamento de ativos de TI com maior eficiência. O SCCM ajuda na identificação de todos os softwares que a empresa utiliza, e ajuda os administradores a saber onde eles estão instalados. 

Dessa forma, fica mais fácil fazer o gerenciamento de licenças e saber se os softwares estão sendo usados da forma como deveriam ou não.

A solução da Microsoft também permite a centralização das informações. Dessa forma, fica mais fácil para as pessoas interessadas terem acesso a dados importantes que podem auxiliar nas tomadas de decisões, além de ajudar nos insights. 

Arkentec e SCCM

Gostou do SCCM e quer implementar no seu negócio, mas não sabe como fazer? A Arkentec é Microsoft Partner e pode te ajudar com essa e outras soluções! Entre em contato com a equipe de especialistas da Arkentec e saiba como. 

Posts Relacionados: