VPN Tradicional ou Citrix Workspace?

Entenda qual é a melhor escolha quando o assunto é trabalho remoto

Você já deve ter ouvido falar sobre a VPN no ambiente tecnológico, né? E, muito provavelmente, já usou a rede virtual privada para acessar a internet de forma mais segura na sua rede doméstica. 

Mas atualmente, no ambiente corporativo, será que a VPN ainda é a melhor solução quando pensamos em segurança e na mobilidade dos funcionários? 

Continue acompanhando este texto para entender melhor porque uma solução de ambiente de trabalho virtual como a Citrix Workspace pode ser uma excelente alternativa a VPN tradicional na sua empresa quando falamos da expansão do regime home office.

O que é VPN e como ela funciona? 

A sigla VPN significa Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada e é uma tecnologia de rede que usa a internet para conectar vários computadores e manter o tráfego de dados entre eles criptografado. 

Como a maioria das pessoas sabem, cada dispositivo tem um número IP que serve para identificação enquanto você navega pela internet normalmente, fazendo downloads ou enviando e-mails, por exemplo. Nesse cenário, boa parte dos seus dados ficam disponíveis, exceto aqueles mais sensíveis. Entretanto, a transferência de informações pode ser interceptada por provedores ou softwares maliciosos.  

Usando uma rede privada virtual, porém, os dados trocados entre sua empresa e seu equipamento são criptografados para proteger a informação trafegada. Ela protege a comunicação entre o computador e uma rede específica, aumentando a segurança no acesso a recursos em uma rede que você não está fisicamente conectado, ou seja, está acessando de forma remota. 

Por isso, as VPNs corporativas são muito cogitadas no assunto trabalho remoto, já que podem possibilitar que recursos de uma rede local sejam fornecidos a colaboradores que estejam trabalhando de casa ou viajando, prometendo privacidade e segurança na navegação.

Porém, quando falamos da necessidade de migração e estabelecimento do regime do trabalho remoto nas empresas, ainda mais considerando a grande expansão do home office nos tempos atuais, nós temos alguns motivos para te mostrar que a rede virtual privada já deixou de ser a solução mais interessante.

Por que uma VPN já não é a melhor alternativa

A segurança da VPN depende muito da segurança do dispositivo cliente, ou seja, dos dispositivos que os usuários utilizam para acessá-la. Por isso, quando um dispositivo inseguro se conecta à VPN, ele pode comprometer não só a segurança dos dados, mas também a segurança da própria rede corporativa.

Daí vem toda a ideia da vantagem do Citrix sobre a VPN, já que no Citrix todo dispositivo cliente é tratado como um dispositivo inseguro, preservando a rede de ameaças como um todo.

Aqui vão listados alguns motivos pelos quais as redes virtuais privadas têm perdido espaço quando o assunto é trabalho remoto:

  1. Elas podem não detectar violações

Isso significa que, se as credenciais de acesso forem comprometidas, as análises das VPNs são muito limitadas para detectar ou corrigir movimentações atípicas e suspeitas dentro da rede.

  1. Se houver violação, o risco de segurança é alto

As VPNs dão acesso no nível da rede, por isso, caso um invasor consiga entrar por meio do dispositivo de um usuário, provavelmente ele poderá derrubar a rede inteira. Isso vale também para dispositivos clientes infectados com malwares, como ransonwares, vírus e outras pragas virtuais, que podem se propagar para a rede corporativa pelo canal de VPN.

  1. Não foram feitas para atender muitos usuários remotos

As VPNs geralmente são implementadas para atender poucos funcionários trabalhando remotamente, quando essa quantidade aumenta, elas acabam colapsando.

  1. Podem ser acessadas por dispositivos não gerenciados

Como não existe um filtro sobre o estado dos dispositivos que acessam a VPN, ela pode ser acessada por dispositivos particulares dos funcionários, ou até mesmo por dispositivos compartilhados em recepções de hotel, com malwaresque filtram dados confidenciais.

Sendo cada vez mais importante estar atento à segurança dos dados e à produtividade dos colaboradores, essas são desvantagens a se considerar, não é mesmo? Atento a esses e outros fatores, nós da ArkenTec somos parceiros da Citrix para entregar aos nossos clientes a melhor solução em segurança, desempenho e escalabilidade na hora de estruturar o ambiente de trabalho remoto.

Conheça o Workspace da Citrix

Muito mais do que possibilitar o acesso remoto das informações corporativas com segurança, faz parte da transformação digital das empresas proporcionar também uma ótima experiência para os seus funcionários, independentemente de onde estejam e a partir de qual dispositivo se conectem.

Pensando em tudo isso, a solução Workspace oferece um ambiente digital de trabalho completo e eficaz para apresentar o mesmo desempenho, com um excelente nível de segurança e possibilidade de proporcionar a mesma experiência de produtividade seja no trabalho remoto ou na própria empresa.

Isso é possível graças a um aplicativo unificado que funciona com base no contexto do usuário e das práticas determinadas pela T.I, suprindo a necessidade de gerenciar cada vez mais softwares e aplicativos rodando em nuvem e tomar conta dos mais diversos riscos de segurança. O sistema tem controle e é capaz de cuidar proativamente desses aspectos.

Além disso, a boa notícia é que com o ambiente virtual de trabalho da Citrix existe solução para cada um daqueles pontos críticos das VPNs que citamos no título anterior, veja só:

  1. Machine Learning para entender possíveis riscos

Com a ajuda da tecnologia de aprendizado de máquina, é possível monitorar o comportamento habitual dos usuários no ambiente para conseguir distingui-lo de possíveis violações, em que o sistema agirá automaticamente com protocolos de segurança.

  1. Uma violação do dispositivo cliente não ameaça a rede corporativa

Todo dispositivo cliente é tratado como um dispositivo inseguro, num conceito chamado de zero trust. Desta forma, o dispositivo cliente não possui conectividade direta a rede corporativa. Além disto, não ocorre troca de informações e documentos entre o dispositivo e a rede, garantindo que as informações nunca saiam do datacenter ou ambiente da empresa.

  1. Preparado para atender grande quantidade de funcionários remotos

O Citrix Workspace tem otimização completa para entregar os aplicativos necessários sem enfrentar gargalos e consegue atender uma grande quantidade de usuários remotos sem a necessidade de dispositivos adicionais.

  1. Tem recursos de proteção contra malwares

O ambiente virtual fica isolado dos dispositivos que o acessam e possui recursos para barrar eventuais dispositivos carregados com programas mal-intencionados de captura de dados.

Se ficou curioso para entender um pouco mais dos benefícios e saber detalhes sobre como deixar a VPN e migrar para a solução Workspace na sua empresa, conte com a gente!

Posts Relacionados: