Confira novas informações sobre o Windows 11 23H2

Desde seu lançamento, o Windows 11 tem uma cadência de atualizações anuais, e em 31 de outubro de 2023, a Microsoft liberou para todos a mais nova atualização, o Windows 11 23H2, que também pode ser chamado de Windows 11 2023 Update.

Essas atualizações acompanham suporte para as edições Home, Pro, Pro for Workstations e Pro Education; 36 meses de suporte para edições de Enterprise e Education, de acordo com a própria Microsoft. 

Além disso, o sistema Windows conta com atualizações de segurança mensais que ocorrem todas às segundas terças-feiras de cada mês. 

E, para garantir maior qualidade na segurança, as atualizações são cumulativas, ou seja, todas as atualizações anteriores continuam funcionando, fazendo com que todos os dispositivos se mantenham protegidos e funcionando bem.

Neste conteúdo você fica sabendo sobre as novidades que a atualização oferece e como atualizar seu sistema. Continue lendo até o final para não perder nada!

Novidades do Windows 11 23H2

Como citamos na introdução, a nova versão do Windows está disponível para todos os usuários desde 31 de outubro. Algumas versões do sistema apresentam mais novidades que outras. No entanto, para o Windows 11 23H2 as novidades foram bem sutis.

Essa atualização compartilha a mesma base que a versão anterior, 22H2, o que garante uma atualização simplificada para os usuários do sistema Windows. E, segundo o vice-presidente de Gerenciamento de Programa, Manutenção e Distribuição do Windows, John Cable, a nova versão conta com uma “quantidade limitada de novos recursos e funcionalidades”.

Grande parte das funcionalidades e novidades do Windows 11 23H2 já haviam sido introduzidas ao público com o Windows 11 22H2. Porém, a versão 23H2 apresenta melhorias e alguns pontos diferentes.

Por mais que essas novidades pareçam sutis no começo, elas apresentam muitos benefícios para o usuário. Além, é claro que mostrar como o avanço tecnológico e o uso de Inteligência Artificial podem ser trabalhados a favor da otimização cada vez mais completa do dia a dia. A implementação do Copilot no Windows é uma atualização gigantesca por esses motivos.

O grande diferencial é o uso da Inteligência Artificial nos serviços oferecidos pelo Windows. Como, por exemplo, o Copilot, que basicamente foi criado para ser um assistente que irá auxiliar na otimização das tarefas, tornando-as mais aceleradas. 

Para saber mais sobre o Microsoft Copilot, leia este conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto. 

A IA também foi integrada no Paint. Para esse serviço foi criado a inteligência artificial intitulada de Cocriador. Com ela, é possível remover o fundo de uma imagem e criar imagens com base em palavras digitadas pelo usuário.

Até mesmo a captura de tela conta com novidades na versão 11 23H2. Agora é possível realizar a extração de textos e redação, além de registrar áudio e vídeo e consegue ler os textos presentes na imagem capturada.

A Microsoft Store também foi atualizada nesta versão, com jogos instantâneos. Ou seja, agora a loja tem um recurso que permite que o usuário teste jogos sem precisar instalá-los para que isso seja possível.

O aplicativo de Fotos do Windows também tem suporte de IA. A implementação da tecnologia nesse serviço facilita a descoberta, compartilhamento e edição de fotos, entre outros novos recursos.

Até mesmo o Bloco de Notas passou por uma repaginada. Visando reduzir as perdas de anotações, agora o Bloco de Notas salva automaticamente os textos produzidos nele.

Vale lembrar que essa atualização é cumulativa, como falamos no começo do texto. Sendo assim, todas as funções da atualização anterior também estão presentes nesta. Como, por exemplo, o aplicativo de backup, a interface do explorador de arquivos e do aplicativo de configurações.

Como atualizar para o Windows 11 23H2

Agora que você já sabe quais são as novidades do Windows 11 23H2, chegou a hora de saber como atualizar o seu sistema. Contudo, é preciso saber que por mais que a Microsoft já tenha liberado a nova versão para todos os usuários, a atualização pode chegar de forma gradual para as pessoas.

Sendo assim, se você tentar instalar a atualização agora, mas não conseguir, não se preocupe! Tente de novo dentro de alguns dias. 

A instalação é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Abra o menu “Iniciar”;
  2. Pesquise por “Verificar se há atualizações”, em seguida, clique no primeiro resultado que aparecer;
  3. Na próxima tela que abrir, ative a opção “Obtenha as atualizações mais recentes assim que elas estiverem disponíveis”;
  4. Clique sobre o botão “Verificar se há atualizações” e aguarde a varredura em busca do update;
  5. Espere o sistema baixar o pacote de novidades e clique no botão “Instalar”.

Para empresas em que a atualização é controlada pela TI, como nos clientes com Squad da ArkenTec, aguarde a atualização, que ocorrerá automaticamente quando for testada e liberada para toda a empresa.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir outros posts no blog da Arkentec

Posts Relacionados: