Microsoft 365 Copilot: produtividade em outro nível

A Microsoft vem investindo na OpenAI há quatro anos. E, em novembro de 2022 o mundo foi impactado com o lançamento do Chat GPT, a Inteligência Artificial da OpenAi. Esse lançamento deu início a uma corrida tecnológica, afinal, ninguém quer ficar para trás e se tornar obsoleto.

Com isso, em janeiro de 2023 a Microsoft anunciou um investimento multimilionário na OpenAI. A partir desse momento todos sabiam que era só questão de tempo até a gigante da tecnologia investir na sua própria IA e foi exatamente o que aconteceu. Em março de 2023 foi lançado o Microsoft Copilot!

O Copilot promete revolucionar a forma como trabalhamos, através de otimização e auxílio em tarefas executadas em programas do Pacote Office e mais. Para saber mais sobre essa novidade, continue com a leitura deste conteúdo até o final e fique por dentro de tudo!

O que é Microsoft Copilot?

Como citado anteriormente, Microsoft Copilot é a Inteligência Artificial da Microsoft. O nome faz uma alusão justa à proposta da ferramenta, visto que ela funciona como um copiloto para a execução de tarefas diárias no trabalho. 

O Copilot é alimentado pelo modelo do GPT-4, a sucessora do GPT-3.5, que abastece o ChatGPT. O GPT-4 garante mais precisão na solução de problemas complexos, com isso, o Copilot é capaz de compor e-mails, apresentações, planilhas, documentos, entre outros.

Atualmente a ferramenta funciona em programas do Pacote Office do Microsoft 365 e, por isso, só pessoas que possuem assinatura no 365 estão habilitadas para usar a I.A. 

De certo modo, podemos afirmar que essa IA é uma assistente virtual em tempo real, que oferece insights para otimizar o fluxo de trabalho. Podendo ser usado em programas e aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, os comandos de ações devem ser feitos por chat. 

Além das ações feitas através dos comandos realizados pelo usuário, o Copilot também funciona oferecendo dicas, sugestões e soluções personalizadas para o que está sendo executado. 

O Copilot fica disponível em uma barra lateral nos programas em que ele é compatível. Ao iniciar um desses programas, ele aparece automaticamente oferecendo dicas e sugestões personalizadas para que a tarefa seja executada de forma mais eficiente. 

Toda a configuração dessa inteligência pode ser personalizada para atender as necessidades de cada usuário individualmente. Assim, é possível configurar as preferências de sugestões e até mesmo de idioma. O que garante uma melhor experiência para cada usuário.

Falando em idioma, o Copilot também oferece traduções simultâneas, o que facilita, e muito, a comunicação para as empresas que possuem colaboradores de diversos locais do mundo. 

A ferramenta pode ser usada por diversos públicos, como por exemplo estudantes e profissionais autônomos até equipes empresariais, como mencionado acima. Também não é exigido nenhum conhecimento prévio para usar o Copilot.

Funcionalidades do Copilot no Office

Agora que você já sabe o que é o Microsoft Copilot, vamos falar sobre como ele pode ser usado dentro de alguns programas do Office.

Como mencionamos acima, o Copilot foi desenvolvido para facilitar as atividades diárias e pode funcionar através de comandos de ações feitas pelo usuário. Sendo assim, basta saber passar a instrução correta para a I.A que o resto será feito automaticamente. 

No Excel, por exemplo, o usuário pode criar comandos como “acrescente 10% na coluna Custos e gere um gráfico para melhor visualização”, ou “crie uma tabela dinâmica com os principais insights desta base”.

Para o PowerPoint os comandos seguem na mesma linha. Como por exemplo, “mude o design de todos os slides para as cores azul e verde e adicione imagens relacionadas ao tema”, ou ainda “crie uma apresentação com 10 slides com base no documento X do Onenote”.

Ou seja, a parte braçal da criação fica de responsabilidade da Inteligência Artificial, possibilitando que a pessoa use o racional para atividades que realmente exigem a intervenção humana.

Em programas de criação de texto, como o Word, o Copilot otimiza o texto, melhorando a estrutura e até mesmo a linguagem através de comandos como “deixe o sexto parágrafo desse contrato mais detalhado, utilize um tom mais formal”, também é possível criar resumos através da IA.

Até mesmo no Teams é possível usar o Copilot. Se por algum motivo alguém se atrasar para uma reunião, com os comandos certos a IA cria um resumo de tudo que foi discutido, além de destacar os pontos importantes. 

Outros usos para o Copilot

Por ter integração com diversas ferramentas da Microsoft, os usos do Copilot são extensos e ótimos facilitadores para o dia a dia. 

Ele pode ser usado como revisor de textos e e-mails, além de oferecer insights para a criação desses conteúdos. 

Facilita também na criação de tabelas, gráficos e outros elementos, agilizando a produção de relatórios e apresentações. Desse modo, o usuário não perde tempo ajustando apresentações.

O Copilot realmente chegou para revolucionar a forma como trabalhamos, mas sem ameaçar o cargo de ninguém. Como vimos, ele é um ajudante, ele não trabalha sozinho.

Vantagens e benefícios do Microsoft Copilot

Como ficou claro no decorrer deste conteúdo, o Copilot oferece ótimas vantagens e benefícios com o intuito de facilitar o dia a dia de todos que trabalham com ferramentas da Microsoft. 

Para deixar ainda mais claro como o Copilot é benéfico, vamos listar aqui suas vantagens:

  • Produtividade: por otimizar as tarefas e garantir uma revisão em tempo real, erros são minimizados e o esforço humano pode ser colocado em outras atividades de maior complexidade. Isso aumenta a produtividade de toda a equipe;
  • Precisão: como citado no tópico acima, a IA ajuda a identificar erros de forma mais ágil. Além de identificá-los, ela apresenta soluções personalizadas para cada erro e problema;
  • Tradução: é comum hoje em dia acharmos fontes em diversas línguas e até mesmo trabalhar com pessoas de diversos lugares do mundo. A tradução simultânea do Copilot melhora a comunicação e a produção de conteúdo;
  • Tempo: com todas as vantagens que o Copilot apresenta, todas as tarefas são feitas de forma otimizada e mais eficiente.

Você já estava sabendo dessa novidade? Se já usa o Microsoft 365, pretende usar o Copilot? 

Saiba que a Arkentec é Microsoft Partner e está preparada para implantar, transformar e modernizar o ambiente de T.I. da sua organização. 

Posts Relacionados: