Gestão de T.I. e RH: a importância de trabalharem juntos

Para algumas pessoas pode parecer confuso que a Gestão de T.I. e o RH possam trabalhar juntos para garantir o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, o recursos humanos, como o próprio nome diz, cuida de pessoas. Enquanto a gestão de tecnologia da informação está mais voltada à máquinas, aplicativos e ferramentas (como acredita a maioria das pessoas).

Mas, assim como praticamente todos os outros setores e segmentos da vida, a tecnologia se faz presente e necessária no RH. Um estudo realizado em 2018 pela Brazilian Software Market – Scenario and Trends, mostra que até 2017 foram investidos cerca de 2,07 trilhões de dólares em soluções tecnológicas em todo o mundo. Isso mostra a importância da TI para os negócios.

Com o passar dos anos, o T.I. passou a ser mais estratégico, criando formas de auxiliar os mais diversos setores de uma empresa. Ao mesmo tempo que a necessidade de serviços mais rápidos e otimizados também cresceu. Isso fez com que o casamento entre essas duas áreas fosse a combinação perfeita.

Para entender melhor porque os dois setores devem trabalhar juntos e como fazer essa comunicação ser certeira, continue lendo este conteúdo até o final!

Por que alinhar os dois setores?

Alinhando esses dois setores que à primeira vista parecem tão distintos, a empresa irá usufruir de diversos benefícios.

Como, por exemplo, o T.I. pode apontar para uma empresa quais os funcionários estão sendo bem aproveitados e quais estão tendo seus talentos desperdiçados. Assim, é possível entender porque os resultados da empresa estão abaixo ou acima do esperado.

O RH pode auxiliar a empresa na hora de decidir a verba que será reservada para o T.I. Ao entender de fato esse setor, o que só acontece com a convivência, o recursos humanos passa a entender melhor a importância de uma boa gestão de T.I, conseguindo então, uma verba maior.

Tendo a possibilidade de maior investimento, a empresa garante as melhores ferramentas de T.I, impactando positivamente a segurança e desenvolvimento do negócio.

No tópico a seguir, mostramos mais benefícios que o trabalho em conjunto desses dois setores oferece para uma empresa. Confira!

Benefícios da Gestão de T.I. e RH trabalharem juntos

Além dos motivos citados anteriormente, no tópico acima, existem benefícios que o trabalho em equipe de Gestão de T.I. e RH oferecem para as empresas que optam por essa colaboração. Sendo eles:

Redução de custos

Um dos maiores custos que uma empresa tem é com a rotatividade de funcionários. Essa rotatividade acontece, muitas vezes, por conta de uma seleção errada de candidatos. Outro motivo pela rotatividade, é a vontade de crescer dentro de uma empresa que os profissionais mais novos têm apresentado.

Uma forma de evitar, ou diminuir, a rotatividade, é a empresa estar atenta à inovação. Assim, mostra para os funcionários que o negócio está preocupado em se manter relevante.

Também é possível usar a tecnologia para escolher ferramentas que possam auxiliar na seleção de candidatos. E também, ferramentas para o acompanhamento de colaboradores. Assim, eles não se sentem desamparados e ao mesmo tempo, a empresa consegue saber como anda o desempenho de cada um.

Colaboradores mais satisfeitos

Colaboradores mais felizes, realizados e satisfeitos com a empresa em que trabalham geram melhores resultados para o negócio. Pensando nisso, foi criado o marketing e comunicação interna.

Assim, a empresa passa a ver os próprios colaboradores como clientes e cria estratégias para atingir seu próprio time. Com o apoio do T.I. é possível usar ferramentas de comunicação interna que otimizam e melhoram essas estratégias e comunicação entre os colaboradores.

Equipe mais entendida

Hoje em dia, já existem diversas ferramentas disponíveis no mercado com o objetivo de identificar as habilidades de todos os colaboradores de uma empresa. Dessa forma, é possível saber quais colaboradores apresentam habilidades de líderes, por exemplo.

Como alinhar a Gestão de T.I. com o RH

Antes de implementar qualquer novo processo em uma empresa, é necessário ter um bom planejamento. É só através do planejamento que os gestores conseguem ter precisão de como devem ser feitas as mudanças necessárias.

Neste caso, em específico, é preciso criar uma linha de comunicação entre o T.I. e o RH, visto que esses setores irão trabalhar juntos. Por isso, quanto menos barreira tiver entre esses dois setores, mais fácil fica.

É fundamental preparar todo o time para as mudanças que estão por vir. É necessário criar uma interação leve e natural entre os colaboradores desses dois setores. Também é preciso mudar a cultura da empresa, de modo que se crie uma transparência e cultura de compartilhamento entre as duas equipes.

Ferramentas úteis para o RH

São dezenas de ferramentas disponíveis no mercado que podem facilitar o dia a dia do RH, dentre as que mais se destacam estão as seguintes:

  • People Analytics: ferramenta que, com base nos dados elaborados pela empresa, consegue fazer uma análise dos colaboradores. Com ela, é possível medir o nível de engajamento de cada colaborador e ajuda o RH a tomar decisões mais certeiras;
  • Armazenamento em nuvem: dá mais segurança para o RH e a comunicação interna. Também torna os acessos mais fáceis e ágeis;
  • Plataformas colaborativas: esses tipos de plataforma dão mais poder às vozes dos colaboradores. Através dela, todos os membros do time de RH (ou qualquer outro setor que tenha acesso à plataforma), podem sugerir ideias ou deixar suas opiniões para os gestores lerem.

Existem muitas outras plataformas e ferramentas que podem ser usadas, mas essas são algumas das principais e mais comuns.

Conclusão

Agora que você já sabe os benefícios que a integração da Gestão de T.I. com o RH oferece para um negócio, que tal começar a pôr essa ação em prática? A Arkentec é especialista em Gestão e Tecnologia, entre em contato com a nossa equipe para receber soluções e auxílio em assuntos de gestão de T.I.!

Posts Relacionados: