DLP, a solução de prevenção de vazamento de dados

Desde que os processos organizacionais e operacionais de empresas ao redor de todo o mundo passaram a ser digitalizados, compartilhados e armazenados de forma online, a segurança de informações passou a ganhar mais relevância para os empresários – as corporações, as empresas, os dirigentes das empresas, os responsáveis pela segurança.

Para que um negócio continue operando de forma saudável, é crucial garantir a segurança de dados. Afinal, essas são as informações mais importantes de uma empresa, é a partir delas que é possível tomar decisões e criar campanhas, por exemplo. Por isso, contar com DLP pode ser fundamental para o sucesso de uma organização.

Neste conteúdo vamos fazer uma breve introdução sobre a solução DLP, como ela funciona, porque é importante, os benefícios que ela proporciona e muito mais. 

Então, se você quer saber sobre mais uma forma de proteger sua empresa, continue com a leitura deste conteúdo até o final.

O que é e como funciona a DLP?

DLP é a sigla para Data Loss Prevention, que em português pode ser traduzido para prevenção de vazamento de dados, e é justamente isso que essa solução faz. Essa solução combina a expertise de humanos com programas e ferramentas da tecnologia desenvolvidas para proteger dados confidenciais de uma empresa.

A solução ajuda a identificar e prevenir o vazamento, ou compartilhamento inadequado, de informações valiosas para um negócio. Contando com essa solução, a organização fica segura de que o ambiente corporativo da empresa está sendo monitorado, impedindo assim que a informação seja copiada para locais inseguros.

Esse tipo de proteção se faz ainda mais necessária em tempos de trabalho no regime home office ou híbrido, onde a segurança da rede de uma empresa pode ficar exposta por conta de um colaborador que não conta com uma boa rede de segurança de dados.

Para que seja possível criar essa camada de proteção, as soluções DLP contam com aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar todas as movimentações suspeitas que ocorram nas redes de dados de um negócio. 

Implementando a solução DLP na empresa, além de proteger os dados, também fica mais fácil da organização ficar por dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), visto que a DLP é uma das ferramentas que permite a implantação de controles da LGPD, facilitando esse processo.

Benefícios da solução

A solução de segurança para a prevenção de vazamento de dados oferece diversos benefícios para as empresas que a implementam. Principalmente no que diz respeito à organização dos dados importantes para um negócio. Confira as principais vantagens da solução:

A DLP ajuda no monitoramento e classificação de dados da empresa, assim fica mais fácil saber quais informações seu negócio possui e como elas são usadas. Isso facilita ainda mais a identificação de tentativas de acessos não autorizados. 

A classificação na DLP significa criar e aplicar regras que identificam os dados confidenciais a fim de manter uma estratégia de segurança de dados compatível, aumentando assim a proteção dessas informações.

A solução ainda oferece a automatização da classificação de dados. Assim, informações como o local que o dado está armazenado, quando o documento foi criado e como ele é compartilhado ficam reunidas de forma que a organização da classificação tenha melhor qualidade, garantindo mais segurança.

Outro benefício é o monitoramento de acesso aos dados e o bloqueio de atividades suspeitas. O monitoramento de acesso permite que o gestor saiba exatamente quem tem acesso a determinados dados e o que estão fazendo com essas informações. Isso auxilia na prevenção de violações e fraudes internas.

Como citado anteriormente, a solução também auxilia a empresa a ficar por dentro de normas e leis. Além disso, ela oferece relatórios para concluir auditorias de conformidade. 

Como implementar DLP na empresa

O primeiro passo para implementar a solução DLP em uma empresa é pesquisar por fornecedores que ofereçam soluções que atendam as necessidades do seu negócio. 

Em seguida, para que a implementação ocorra da melhor forma possível, sem impactar negativamente outras operações, é recomendado documentar todo o processo de implantação. Assim, tudo fica registrado de forma organizada, o que ajuda a equipe a seguir os procedimentos corretos.

Delegue funções para as equipes, deixe determinado os responsáveis por cada função que tenha relação com a DLP. Dessa forma, os gestores terão mais controle de quem tem acesso a cada tipo de dados e quem é responsável por cada solução da segurança.

Também é recomendado fazer uso das boas práticas da DLP, como por exemplo, usar criptografia de dados, fazer a implementação da solução em fases, atribuir funções, educar as partes interessadas, estabelecer métricas.

É importante ressaltar que a solução DLP precisa de acompanhamento constante. Por isso, é necessário contar com uma equipe que tenha conhecimento na solução para mantê-la funcionando de forma eficiente. 

Esperamos que tenham gostado desse conteúdo. E não esqueçam de conferir mais posts no blog da Arkentec

Posts Relacionados: