Aumente sua segurança com Microsoft Azure e Arkentec

Hoje em dia todos os dados importantes de uma empresa são digitalizados e armazenados de forma online. Sejam esses dados sobre as operações internas, estratégias, sobre os clientes, entre outros. De qualquer forma, esses dados precisam ser protegidos e o Microsoft Azure ajuda na segurança!

A segurança de informação é de extrema importância para todo tipo de negócio, não importa o porte da empresa. Se a organização não estiver protegida, ela pode se tornar alvo fácil de cibercriminosos.

Ter esses dados vazados ou roubados pode causar grandes prejuízos, não só para o negócio, mas também para os clientes. Além, é claro, da empresa ficar com a imagem comprometida.

Então, continue lendo esse conteúdo até o final para saber como o Azure pode ser útil na hora de aumentar a segurança da sua empresa e seus dados!

O que é Microsoft Azure?

O Azure é uma plataforma de serviço de nuvem criada pela Microsoft, a gigante da tecnologia. Essa plataforma oferece suporte a diversos sistemas operacionais, ferramentas, bancos de dados e linguagens de programação.

Essa plataforma conta com mais de 200 produtos e serviços de nuvem projetados para a resolução de desafios encontrados no dia a dia das empresas. Azure também possibilita a criação de aplicativos com JavaScript, Python, .NET, PHP, Java e Node.js e criação de back-ends para dispositivos iOS, Android e Windows.

E, como citado na introdução deste conteúdo, o Azure é uma ótima ferramenta para ampliar a segurança. Todas as opções de segurança oferecidas pela plataforma são personalizáveis, a fim de atender todos os requisitos de qualquer tipo de empresa. 

Recursos do Azure

Cada empresa tem sua forma de funcionar, seus programas, ferramentas, códigos e processos. Com isso em mente, é preciso lembrar que uma solução padronizada pode não ser a melhor opção, visto que ela pode não atender todos os pontos necessários.

A equipe de segurança de um negócio é encarregada de diferentes responsabilidades. O Azure oferece recursos, tanto internos quanto soluções de parceiros, que ajudam a executar essas responsabilidades da melhor forma possível. 

Esses recursos são divididos em: operações, aplicativos, armazenamento, rede, computação e identidade. E cada um deles contém subdivisões. 

Ferramentas do Microsoft Azure que aumentam a segurança

Neste conteúdo vamos focar em algumas ferramentas do Microsoft Azure, que de forma até que simples, auxiliam na melhoria da segurança de uma empresa. Nos tópicos abaixo você confere mais informações sobre três importantes ferramentas para esse segmento.

Azure Password Protection

A primeira ferramenta que vale muito a pena implementar no seu negócio é a proteção de senha do Azure AD. 

Essa ferramenta detecta e bloqueia senhas fracas já conhecidas e também suas variações. Também é possível configurar essa solução para bloquear termos específicos da linha de segmento da sua empresa, que sejam considerados fracos. 

Para que isso seja possível, a ferramenta utiliza listas de senhas proibidas globais e personalizadas que são armazenadas no Azure AD. 

Self Service Password Reset

O SSPR, sigla para Self Service Password Reset, ou redefinição de senha por autoatendimento em português, é a ferramenta do Azure que permite que os usuários recuperem, redefinem ou alterem suas senhas sem precisar do suporte técnico para isso.

Desse modo, a equipe de suporte de uma empresa não precisa parar seu trabalho para atender um chamado tão simples como esse. Basta que o usuário siga o passo a passo que irá aparecer para ele.

Claro que para ter acesso a isso, é preciso que as configurações tenham sido liberadas. O SSPR pode ser configurado para “nenhum usuário”, “usuários selecionados” ou “todos os usuários”.

MFA e acesso condicional

O acesso condicional do Azure funciona com base nas políticas da confiança zero. Para que um usuário tenha acesso a algum recurso ou dado da empresa, ele precisa executar uma ação que irá liberar o acesso. 

Isso, junto com a autenticação multifator (MFA) garante que só pessoas de confiança, previamente selecionadas, tenham acesso a algumas partes importantes da organização. Aumentando então a segurança de dados e afins.

Microsoft Azure e Arkentec

A Arkentec além de proporcionar processos ágeis e otimizados aliados à tecnologia, a fim de fazer com que as empresas elevem seus níveis de serviço com o objetivo de atingir a excelência, também é Microsoft Partner!

Isso significa que a empresa está apta a ajudar todos os clientes com processos que envolvem a implementação, personalização e adequação de ferramentas e serviços oferecidos pela Microsoft.

Sendo assim, se você se interessou pelo Microsoft Azure e quer passar a usá-lo, mas não se sente à vontade para fazer esse processo sozinho, você pode entrar em contato com a Arkentec e contar com o auxílio de excelentes profissionais! 

Posts Relacionados: