Arquitetura de T.I: sua importância e benefícios

Nos dias atuais é praticamente impossível encontrar uma empresa que não faça uso da tecnologia para ajudar no dia a dia corporativo. Seja na parte administrativa ou operacional, a tecnologia está sempre presente. 

Não importa o porte da empresa e nem o segmento, otimizar as tarefas se tornou essencial para o sucesso do negócio. E é justamente esse o papel da tecnologia. Mas, não basta ter diversas ferramentas ao dispor e não saber organizá-las. Por isso a arquitetura de T.I é fundamental.

A arquitetura de T.I impacta diretamente o fluxo operacional e a produtividade dos colaboradores. Sendo assim, é importante contar com uma boa estrutura. Neste conteúdo você fica sabendo o que é a arquitetura, quem são os responsáveis por ela e seus benefícios.

Então, continue com a leitura até o final para saber como alavancar ainda mais os seus negócios!

O que é arquitetura de T.I?

A arquitetura de T.I é o setor responsável por planejar, desenvolver, monitorar e implementar todas as soluções tecnológicas de acordo com as necessidades da empresa. 

E, para que isso seja possível, é preciso contar com um profissional que entenda as reais necessidades e o que pode ser a solução. Vamos falar mais sobre esse profissional no tópico abaixo.

Essas soluções podem ser a atualização ou manutenção de serviços já usados na empresa, a implementação de novos sistemas, desenvolvimento de novos produtos ou até mesmo a forma correta de usar os dados.

A arquitetura de T.I tem como principal objetivo aumentar o desempenho da empresa. E o modo de aumentar esse desempenho é através da extração dos melhores benefícios que uma tecnologia, ferramenta ou aplicativo tem para oferecer. 

Um dos maiores desafios da arquitetura de T.I é justamente entender quais são as necessidades de um negócio, além de ter em mente que cada empresa tem suas particularidades. 

Seus pilares, inclusive, são desempenho, confiabilidade, escalabilidade e sustentabilidade. E para conseguir segui-los é preciso de uma boa arquitetura.

O profissional de arquitetura de T.I

Como citado anteriormente neste conteúdo, a arquitetura de T.I é o conjunto de ações que implementam soluções tecnológicas que atendam às necessidades específicas da empresa. Sempre de modo seguro e sustentável.

Portanto, o arquiteto de T.I deve seguir a mesma linha. E, para isso, ele deve ter a capacidade de compreender as necessidades do negócio e traduzi-las em requisitos técnicos. 

O profissional da área de arquitetura de T.I trabalha sempre em conjunto com o gerente da empresa, analista de sistema e desenvolvedores de software. Assim, fica mais fácil identificar o que precisa ser mudado ou melhorado.

Esses profissionais também devem se manter atualizados referente às tendências do mercado tecnológico. Só assim será possível fazer uma análise precisa das novas ferramentas, plataformas e metodologias para determinar sua relevância e aplicabilidade nos projetos da empresa. 

O arquiteto de T.I deve ter a capacidade de análise crítica para garantir que as soluções sejam de fato o que a empresa precisa para alcançar suas metas. Também é fundamental pensar a longo prazo.

Para esse planejamento longo, o profissional desenvolve uma visão geral da arquitetura tecnológica da organização, levando em consideração os sistemas existentes e futuros. 

De modo geral, o arquiteto de T.I desempenha um papel crítico na definição da estratégia tecnológica de um negócio. Sua experiência em entender as necessidades de negócios, avaliar tecnologias emergentes e projetar soluções eficazes é fundamental para impulsionar a inovação e o crescimento da empresa. 

O profissional de arquitetura de T.I está cada vez mais relevante, diante da constante evolução tecnológica. É com a expertise de um profissional da área que as empresas conseguem se manter atualizadas e competitivas no mercado.

Benefícios

No decorrer deste texto já citamos alguns benefícios que uma boa arquitetura de T.I oferece para a empresa. Os processos são otimizados e a qualidade da entrega dos serviços aumenta. 

Agora, vamos focar ainda mais nessas e outros benefícios nos tópicos abaixo. Confira:

Desempenho

Uma boa arquitetura de T.I tem a capacidade de otimizar processos, aumentando assim o desempenho. Atualmente, a grande maioria das empresas contam com sistema de gestão integrado ou software de automação de relação com o cliente.

Para que estes funcionem de forma correta e benéfica para o negócio, é preciso ter o suporte da arquitetura de T.I.

Garantia

A arquitetura de T.I pode criar um plano de continuidade de sistemas, que garante que os sistemas não parem de funcionar caso ocorra algum imprevisto.

Dessa forma, a empresa evita prejuízos causados pela paralisação na operação.

Recursos

Com a arquitetura bem estruturada, é possível fazer a melhor distribuição dos recursos da empresa. Desse modo, os esforços e investimentos são colocados naquilo que realmente importa e precisa ser feito.

T.I. alinhado

Contando com uma equipe de arquitetos de T.I, todo o setor de Tecnologia da Informação fica mais envolvido e alinhado com todos os projetos da empresa.

Isso ajuda a melhorar ainda mais a segurança do sistema de rede da empresa e a qualidade dos serviços oferecidos. 

Como ter uma boa arquitetura de T.I.

Agora que já ficou claro o que é arquitetura de T.I, para que serve e seus benefícios, chegou a hora de saber como desenvolver uma boa arquitetura para o seu negócio. Para isso, é preciso seguir alguns passos fundamentais.

Esses passos são:

  • Análise da situação atual: é fundamental compreender a situação atual, assim é possível identificar os pontos fortes e fracos, as lacunas e as áreas que precisam ser melhoradas ou atualizadas;
  • Definir objetivos: ao definir os principais objetivos, é possível direcionar os esforços da arquitetura de T.I para alcançá-los de forma mais ágil e eficiente;
  • Ferramentas certas: pesquise as ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado e saiba identificar as que melhores irão se encaixar no seu negócio e nos seus objetivos;
  • Transição: sempre que um novo sistema é implementado, a empresa passa por um período de transição, onde todos deverão passar por treinamento e se adaptar ao novo modelo. Planejar esse processo pode torná-lo mais fácil;
  • Acompanhamento e adaptação: após a implementação e fase de transição, é preciso fazer o acompanhamento contínuo da arquitetura de T.I. Isso é necessário para garantir que os objetivos estão sendo buscados. E, a tecnologia está em constante mudança e evolução, portanto, a arquitetura de T.I precisa acompanhar essas mudanças.

Ficou claro a importância de uma arquitetura bem estruturada? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou quer saber como a Arkentec pode ajudar com isso, entre em contato com nossa equipe! 

Posts Relacionados: