Conheça o DaaS (Desktop as a Service) e suas vantagens

O modo como as pessoas trabalham e as empresas funcionam passou por uma drástica mudança no ano de 2020. Essa mudança foi forçada por conta das medidas de prevenção causadas pela pandemia do coronavírus. Foi preciso encontrar formas de o trabalho continuar normalmente, porém de forma remota.

Para que isso fosse possível, o uso da tecnologia na rotina do trabalho se fez ainda mais necessária. Novos softwares ganharam força nesse meio tempo. Um dos principais é o DaaS, o desktop as a service.

Neste post falaremos tudo sobre o DaaS. O que é, como funciona, seus tipos e as vantagens que ele oferece. Então, se você tem interesse no assunto, continue com a leitura até o final para não ficar com nenhuma dúvida!

O que é DaaS?

DaaS é a abreviação para Desktop as a Service, ou seja, desktop como um serviço. Essa tecnologia é um tipo de serviço em nuvem que possibilita o acesso e disponibiliza aplicativos e desktop virtuais para as empresas.

Com ele, é possível hospedar diversos desktops pessoais em um único desktop virtual, o que é ótimo para as empresas que adotaram o sistema home office ou híbrido.

O DaaS otimiza o trabalho da equipe de T.I. de uma organização, isso porque, ao invés de precisar de autorização e login individual toda vez que uma atualização precisar ser feita, com o DaaS a automatização das alterações nos sistemas é feita uma única vez. Sendo então muito mais rápida e eficiente.

Tipos de DaaS

Atualmente existem dois tipos de DaaS, sendo eles: persistente e não persistente. Cada um deles atende necessidades diferentes e contam com suas próprias características. Confira mais sobre:

O desktop persistente é o mais caro, visto que este tipo exige maior espaço de armazenamento de dados. Isso se dá devido ao fato de que com o persistente, o usuário pode personalizar e salvar seu desktop para que ele tenha a mesma aparência sempre que for feito o login.

O desktop não persistente é mais simples e, consequentemente, mais barato. Ele funciona como um desktop provisório. Mais voltado para prestadores de serviço ou funcionários temporários. Toda vez que acontece o logout, o desktop não persistente é apagado.

Entenda como o DaaS funciona

Para que o DaaS funcione, ele utiliza o serviço de nuvem, que pode ser privada ou pública. A empresa que opta por usar DaaS pode comprar, ou até mesmo alugar, quantos desktops achar necessário. O DaaS é flexível e pode ser personalizado para cada tipo de necessidade que o cliente tenha.

O acesso ao DaaS é bem simples, basta ter um computador, notebook, tablet ou aplicativo com acesso à internet. A infraestrutura do DaaS é inteiramente hospedada em nuvem de terceiros, que serão os responsáveis por transmitir os desktops virtuais para os dispositivos dos contratantes do serviço.

Diferença de VDI para DaaS

O VDI, sigla para virtual desktop infrastructure, é a infraestrutura que hospeda os desktops virtuais em um servidor centralizado, também conhecido como data center.

Essa estrutura exige um alto investimento em rede, armazenamento e infraestrutura de computação no data center. E também precisa contar com uma equipe de TI qualificada para configurar e gerenciar as infraestruturas virtuais.

Por isso, para as empresas é mais vantajoso contratar o serviço de DaaS do que montar sua própria VDI.

Vantagens de usar DaaS

Dentre as diversas vantagens e os benefícios de usar o DaaS estão a economia de custos com os softwares, as atualizações e a implementação da ferramenta na empresa. Visto que o DaaS funciona com assinatura, então a empresa pode pagar mensalmente e as atualizações são automáticas.

A segurança também é aprimorada. Os dados ficam armazenados no data center, não no dispositivo de quem usa o DaaS. Desse modo, caso o dispositivo seja roubado ou invadido, basta desconectá-lo do servidor e os dados estarão a salvo.

Personalização e flexibilidade são duas características do DaaS. Por ser executado em diferentes tipos de sistemas operacionais e dispositivos, a ferramenta acompanha a tendência dos usuários.

O tempo inativo é praticamente nulo com o DaaS. Isso porque os colaboradores não precisam parar suas tarefas para que atualizações sejam feitas na ferramenta. Todos podem continuar trabalhando normalmente, o que ajuda a aumentar a produtividade.

O uso de DaaS também auxilia a empresa em questões de sustentabilidade. Com o DaaS, o consumo de eletrônicos, uso de espaço físico e gastos com energia são reduzidos, o que impacta na emissão de carbono.

Conclusão

Como deixamos claro neste conteúdo, o DaaS apresenta diversas vantagens e benefícios para as empresas que o usam. Com cada vez mais pessoas trabalhando de forma remota, ou híbrida, soluções como o DaaS serão cada vez mais atrativas para os gestores e CEOs.

Com o passar dos anos, está cada vez mais difícil encontrar empresas que o regime de trabalho seja totalmente presencial e com uma equipe de T.I. completa só para atender as necessidades daquela organização. Por isso, a busca por soluções flexíveis e de custos não muito altos é crescente. No entanto, é preciso estudar bem a proposta para saber se é o ideal para o seu negócio. A Arkentec oferece o serviço de DaaS. Entr

Posts Relacionados: