Mobile Device Management: mobilidade corporativa de forma segura e gerenciável

Atualmente, é muito difícil imaginar a rotina de qualquer tipo de empresa sem o uso de pelo menos um dispositivo móvel, ainda mais quando estamos no Brasil, o país que tem mais de um smartphone por habitante.

Mas, principalmente no ambiente corporativo, fica fácil entender que o uso desses equipamentos é praticamente imprescindível. Eles viabilizam e facilitam a comunicação com clientes, fornecedores e a própria equipe, enquanto colaboram na realização de tarefas do dia a dia.
Hoje, falaremos sobre Mobile Device Management e como a utilização dessa ferramenta permite o uso eficiente e seguro de dispositivos móveis para a rotina de trabalho. Confira!

O que é Mobile Device Management e como ele funciona?

O Mobile Device Management (MDM), ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis, em português, é um software que permite que sua empresa gerencie diversos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, de forma remota. Assim, ela controla os modos de uso, implementa proteções e pode ativar políticas de uso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Com essa ferramenta, é possível fazer um uso seguro dos equipamentos móveis, enquanto a produtividade dos seus funcionários fica em alta e sem deixar a rede da empresa desprotegida, colaborando para redução de custos e tempo de inatividade.

De modo geral, os softwares MDM são compatíveis com os principais sistemas operacionais do mercado, como Android, iOS e Windows Phone, para que cumpram suas tarefas, devem ser instalados nos dispositivos móveis que têm acesso aos dados confidenciais do negócio.

Através deles, os gestores conseguem acessar esses equipamentos com um painel de controle centralizado, para garantir a segurança da informação da empresa e verificar, de forma completa, tudo que está sendo feito dentro daquele dispositivo.

Essa conexão entre a plataforma MDM e os dispositivos móveis traz inúmeras utilidades. É possível enviar políticas de uso para todos aqueles que estão na rede da empresa, implementar comandos por meio das APIs instaladas nos aparelhos, além de controlar e instalar qualquer aplicativo nos equipamentos que você está gerenciando.

Mas, se você está se perguntando como tudo isso funciona, a gente te explica: depois que a configuração inicial do MDM é feita e ele identifica um novo dispositivo, as políticas definidas pela empresa são aplicadas e, a partir daquele momento, o software reconhece a integridade do aparelho, decide sobre a instalação de aplicativos, sua localização e a melhor forma de protegê-lo caso seja perdido, roubado ou furtado.

Além do básico, a maneira como essa solução será implementada e utilizada dentro da empresa depende muito da sua estratégia. Algumas escolhem restringir imediatamente o acesso dos funcionários somente a aplicativos, sites e ferramentas pertinentes à rotina de trabalho, enquanto outras realizam um monitoramento inicial para, só depois de uma análise, implementar regras de acordo com a necessidade real da corporação.

Conheça as vantagens do Mobile Device Management

Pelo seu funcionamento, o MDM é uma excelente ferramenta para melhorar a segurança da informação de uma empresa, protegendo suas informações confidenciais de acessos não autorizados e evitando grandes prejuízos financeiros, perda de credibilidade, erros, invasões, ataques de diversos tipos e vazamentos de dados.

Mas os benefícios do software vão além. Por ser um aplicativo, ele pode ser instalado rapidamente e de forma bem simples no dispositivo que será controlado, enquanto os gestores fazem o gerenciamento quando e onde quiserem. É uma forma muito prática de controle.

Por outro lado, embora facilite muito a vida das corporações, o uso de dispositivos móveis traz grandes riscos à segurança digital caso sejam perdidos ou roubados. Nesses momentos, utilizar o MDM garante que seus dados permaneçam protegidos embaixo de uma camada extra de segurança – além, claro, de outras práticas que colaboram na integridade das suas informações, como a autenticação multifator e o uso de senhas fortes.


Utilizar o MDM também pode te ajudar a reduzir custos com operadoras de telecom, uma vez que é possível controlar as ligações e o consumo de dados móveis de cada aparelho gerenciado. Isso também evita que seus colaboradores desperdicem os recursos da empresa com uso pessoal.

Por último, saiba que o gerenciamento dos dispositivos móveis utilizados pela sua equipe pode influenciar no aumento da produtividade. Afinal, com o MDM você pode bloquear aplicativos que não fazem parte do trabalho, diminuindo as distrações e aumentando o foco nas tarefas corporativas.

Soluções MDM que podem transformar a mobilidade corporativa

Se você já está convencido de que a mobilidade da sua empresa precisa de um software de gerenciamento, chegou a hora de escolher a ferramenta que melhor se adequa às necessidades do negócio.

Hoje, vamos te apresentar duas soluções de empresas parceiras da Arkentec, a Microsoft e a Citrix, que podem solucionar suas questões de gestão de dispositivos móveis. Vamos lá!

Microsoft Intune

O Microsoft Intune é um serviço da gigante dos softwares baseado em nuvem e focado em MDM e MAM (gerenciamento de aplicativo móvel). Além das funções comuns desse tipo de sistema, ele permite que seu colaborador possa utilizar o mesmo dispositivo móvel para o trabalho e para a sua vida pessoal, já que ele ajuda a verificar se os dados da sua organização permanecem protegidos e pode isolar as informações corporativas das pessoais.

Fora isso, sua integração com outros serviços da marca permite que o Intune se torne ainda mais útil. Ele pode ser utilizado com o pacote de produtos do Microsoft 365, por exemplo, permitindo que seus colaboradores sejam produtivos até nos dispositivos móveis, enquanto mantém as informações da organização protegidas com as políticas que você criou.

Citrix Endpoint Management

Desenvolvido pela Citrix Systems, uma grande empresa de softwares americana, o Citrix Endpoint Management coloca os funcionários, e não os dispositivos móveis, no centro da experiência de trabalho digital.

Isso quer dizer que a solução oferece uma experiência de trabalho virtual realmente versátil, que permite que os funcionários trabalhem de forma mais inteligente, rápida e mais segura do que nunca, independentemente do lugar ou momento.

Com o Citrix Endpoint Management, sua organização não terá mais que utilizar diversas soluções ou simplesmente utilizar apenas um tipo de dispositivo. Ela ficará livre para decidir quais equipamentos, aplicativos e fornecedores funcionam melhor para cada departamento e para a sua estratégia de negócio.

Posts Relacionados: