Bring Your Own Device (BYOD): conheça os riscos e soluções para essa tendência

Os gestores de diversos departamentos, principalmente o da equipe de TI, conhecem os altos custos que envolvem a manutenção e licença dos computadores de uma empresa. Visando a redução desses gastos, o modelo BYOD sugere que os colaboradores utilizem seus próprios computadores, notebooks ou smartphones para trabalhar. 

Essa política reduz os investimentos em infraestrutura e pode aumentar tanto o conforto quanto a produtividade dos funcionários. Mas a liberação pode vir acompanhada de sérios riscos.

 
Continue a leitura para saber o que é BYOD, quais são seus prós e contras e soluções que podem te ajudar a controlar os riscos e adotar essa modalidade com segurança. Vem!

O que é BYOD e como ele funciona? 

Bring Your Own Device, popularmente conhecido pela sigla BYOD, significa “traga seu próprio dispositivo” em português. Como o seu nome diz, trata-se de uma tendência de infraestrutura de TI em que os funcionários de uma empresa utilizam suas próprias máquinas para realizar as tarefas pertinentes ao trabalho.

O conceito está ganhando força à medida que cada vez mais pessoas possuem equipamentos mais modernos e potentes do que aqueles que a maioria das organizações disponibiliza para os seus colaboradores. Então, com o BYOD, cada um pode utilizar o dispositivo que já está habituado para acessar os dados da empresa, tornando tudo mais cômodo e até aumentando a produtividade. 

Como essa tendência pode ser utilizada pelas empresas?

Basicamente, existem quatro formas de implementar o BYOD em qualquer tipo de empresa. Confira:

  1. A empresa não controla o dispositivo

Aqui, a corporação não toma conhecimento ou não gerencia o equipamento, permitindo que ele se conecte ao ambiente corporativo de forma direta. Essa modalidade pode vir acompanhada de diversas vulnerabilidades de segurança para a empresa. 

  1. A empresa controla o dispositivo

Já que os dados do negócio serão acessados por um dispositivo pessoal, a empresa tem o direito de controlar esse equipamento, garantindo que suas informações não fiquem vulneráveis. Trata-se de um modelo que enfrenta grande resistência do colaborador, já que ele perde a autonomia sobre o seu próprio dispositivo. 

  1. A empresa fornece o dispositivo

Para monitorá-lo, a empresa cria um container e delimita uma área para controlar. Assim, ela aumenta a segurança da operação e permite que o colaborador fique livre para comandar seu dispositivo, com exceção da parte reservada para as aplicações corporativas. 

  1. O colaborador controla o dispositivo enquanto a parte corporativa é responsabilidade da equipe de TI

A última forma de implementação da BYOD, solução oferecida pela Citrix, traz o melhor dos dois mundos. A organização consegue separar as aplicações corporativas das aplicações pessoais em um conceito de Zero Trust, de forma que nenhuma informação da empresa fique armazenada no dispositivo. Então, o colaborador tem total controle sobre o seu equipamento, enquanto os acessos corporativos são de responsabilidade do departamento de TI. 

Vantagens

Como você já deve estar imaginando, uma das grandes vantagens do BYOD é a redução dos custos de gestão de TI, já que não há gastos relacionados à substituição ou compra de novos equipamentos. Além disso, os custos referentes à conexão de rede fora do escritório também são de responsabilidade do funcionário e não da organização. 

Outra vantagem que já abordamos rapidamente neste conteúdo é a comodidade para os colaboradores, que tende a gerar satisfação. Afinal, o funcionário se sente confortável em trabalhar com uma máquina que tem as configurações que ele mesmo escolheu e personalizou de acordo com suas próprias preferências. 

Além disso, os dispositivos dos colaboradores tendem a ser mais modernos, porque o usuário faz mais upgrades para facilitar seu uso do que a empresa faria. 

Resumindo, os prós do modelo BYOD se concentram em redução de custos e uso de computadores com mais processamento e tecnologia. 

Cuidados ao implantar o BYOD

O modelo BYOD apresenta muitas vantagens, mas a sua implantação merece uma atenção especial, porque afeta pontos críticos de qualquer negócio. 

O primeiro ponto de atenção tem relação direta com o controle sobre a estrutura digital da empresa. Com a utilização de dispositivos pessoais, é preciso criar políticas de uso próprias para essa situação, além de estratégias de segurança que garantam que as informações confidenciais da organização estejam seguras. 

Além disso, o departamento de TI precisa investir em recursos de rede e na conscientização dos funcionários sobre a importância das ferramentas e procedimentos de segurança, com uma política clara e objetiva. 

Para melhorar a segurança e incentivar a produtividade no modelo BYOD, utilize tecnologias de workspace virtual e desktop como serviço e evite o uso de VPNs e outras ferramentas que conectem diretamente o dispositivo do cliente à rede corporativa. Esses recursos ajudam a equipe de gestão de TI a evitar que vulnerabilidades dos equipamentos de terceiros afetem a rede corporativa e, consequentemente, os dados do negócio. 

Soluções Citrix para uma ótima experiência com BYOD

Depois de ter conhecido todos os detalhes sobre a tendência BYOD, pode ser que você tenha decidido que este modelo é uma boa aposta para a sua empresa. Nesse caso, nós temos uma dica valiosa para que você controle os riscos dessa forma de uso de dispositivos no ambiente corporativo. 


As soluções Citrix podem ajudá-lo a adotar o BYOD com uma abordagem simples e muito segura. Por meio delas, os funcionários conseguem acessar todas as aplicações e dados da empresa de qualquer dispositivo, enquanto a equipe de TI mantém total visibilidade e controle das ações. 

Inclusive, ferramentas que também são oferecidas pela Citrix, que unem inteligência artificial com parâmetros definidos pelo time de tecnologia, permitem monitorar e detectar comportamentos incomuns dos usuários para que a sua empresa consiga encontrar soluções de proteção de forma proativa. 

Com esses recursos, o funcionário pode trabalhar da forma que se sentir mais confortável, inclusive usando sua própria máquina para acessar dados confidenciais da organização, enquanto os perigos de perda e roubo de informações se mantêm minimizados. 

De fato, o BYOD traz muitas vantagens. Ele pode aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, melhorar a operação de uma empresa. Porém, estamos falando de uma política que exige uma adoção planejada e cautelosa para não afetar a segurança da corporação. 
A Arkentec é parceira da Citrix e pode te ajudar a implementar soluções seguras, de acordo com a necessidade do seu negócio, enquanto você reduz custos e recebe todos os benefícios do BYOD. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!

Posts Relacionados: