Green IT: a nova tendência na área da Tecnologia da Informação

Além de cuidar do planeta, as ações ecologicamente corretas conquistam a fidelidade dos clientes

Não é preciso estar muito antenado às tendências ambientais para saber que o cuidado com a natureza e o meio ambiente, de forma geral, vem ganhando cada vez mais espaço nos cenários corporativo e tecnológico.

E a ideia do conceito Green IT ou TI Verde é justamente tirar essa discussão do papel e trabalhar a sustentabilidade em cada prática relacionada ao setor de Tecnologia da Informação. Busca-se reparar os danos causados ao planeta, seja pela indústria ou pelas próprias organizações da área, de forma direta ou indireta.

Se esse também parece um objetivo importante para você, venha saber todos os detalhes de como adotar ações ecologicamente corretas no dia a dia da sua empresa e todos os benefícios que vêm com elas.

O Green IT

O Green IT junta várias práticas que têm como objetivo principal a preservação do meio ambiente na área da Tecnologia da Informação, ou seja, é um guia de como os recursos computacionais devem ser usados da maneira menos prejudicial possível ao planeta.

Isso é extremamente necessário, visto que a ascensão tecnológica causou e ainda causa grandes impactos ambientais. É uma área que demanda muita energia e gera inúmeros resíduos e tudo isso segue continuamente prejudicando a natureza.

Mas esse mesmo crescimento tecnológico trouxe incontáveis avanços para a vida moderna e, por isso, não podemos regredir ou viver sem ele. É exatamente para isso que o TI Verde nasceu: encontrar soluções ecológicas para continuar evoluindo de forma menos agressiva e degradante.

É preciso, mais do que nunca, encontrar um jeito mais saudável e positivo para que meio ambiente e tecnologia possam caminhar juntos.

Como posso praticar o Green IT na minha empresa?

Agora que já sabemos o que é o Green IT, fica mais fácil entender sua importância e como podemos colocá-lo em prática dentro das nossas empresas. E é mais simples do que parece!

Algumas ações que já são indicadas para diminuir os custos e aumentar a segurança nos ambientes de TI também são ótimas para o meio ambiente.

Estamos falando da adoção do Cloud Computing, otimização dos meios de fornecimento de energia e refrigeração em Data Centers, dar prioridade aos backups na nuvem, fazer a virtualização de softwares e servidores, adoção do modelo SaaS (Service as a Software) e usar com maior frequência o acesso remoto.

Os benefícios do Green IT

O principal benefício do Green IT, por mais óbvio que pareça, é justamente o cuidado com o ecossistema. Afinal, de que adianta crescermos tanto no sentido tecnológico se estamos acabando com o planeta e podemos não conseguir colher os resultados de todas essas conquistas?

Mas fique tranquilo, não vamos falar apenas de vantagens para o planeta. Tem vantagens diretas para a sua empresa também!

Os consumidores preferem organizações que têm responsabilidade socioambiental e se preocupam em proteger o meio ambiente. Além de agregar valor ao seu produto ou serviço, os clientes vão se identificar com a sua marca no momento em que percebem que seus valores são semelhantes aos deles. E essa, sem dúvidas, é uma boa forma de mantê-los sempre por perto.

Podemos falar também sobre redução de custos, visto que a renovação de processos do TI Verde sugere uma diminuição considerável do consumo de energia.

Entretanto, é importante lembrar que implementar uma postura totalmente focada nos cuidados com o meio ambiente pode trazer gastos extras, porque equipamentos de infraestrutura como servidores, notebooks, switches e outros que já são desenvolvidos para consumir menos energia e emitir menos calor tendem a custar mais.

Mas não vale desanimar! Nesse sentido, mais importante do que a lucratividade da empresa, é ter responsabilidade socioambiental e cuidar do nosso planeta para que as próximas gerações possam continuar evoluindo tecnologicamente.

Como a Arkentec pode te ajudar

A boa notícia é que o time da Arkentec já conta com soluções tecnológicas que auxiliam a sua empresa a estar em conformidade com as iniciativas do Green IT (TI Verde), como as soluções de Cloud Computing, Virtualização de Servidores, Aplicações Web e Desktop e até mesmo a manutenção contínua de softwares atualizados.

Implementando essas tecnologias, é possível observar considerável economia de energia, diminuição da utilização de papel e um aumento da vida útil dos equipamentos. Todos estes resultados, além de serem ótimos para a organização, também colaboram com a diminuição da degradação ambiental do nosso planeta. Conte conosco para dar os primeiros passos rumo a um ambiente de TI alinhado com as inciativas do Green IT!

Posts Relacionados: