A consultoria em TI e os benefícios entregues para a sua empresa

Redução de custos e melhoria da produtividade e eficiência são apenas algumas das vantagens

Quando pensamos em consultoria de TI é normal associarmos ao suporte técnico ou aplicações de infraestrutura e desenvolvimento de softwares. 

Mas o trabalho de uma pessoa ou equipe que representa essa área é bem mais abrangente, desde manter o negócio atualizado e competitivo no mercado quanto ajudar o próprio departamento de TI da sua empresa que não está entregando os resultados esperados. 

Nesse cenário, a consultoria aparece como uma forma de resolver os problemas com investimentos adequados a cada cliente. Conheça agora mais detalhes sobre essa modalidade. 

Afinal, o que é uma consultoria em TI?

A palavra chave da maioria das consultorias é “aconselhamento”. Dessa forma, a consultoria em TI trabalha aconselhando seus clientes sobre as melhores formas de trabalhar com a infraestrutura e equipes de TI já existentes na empresa. 

Mas todas essas orientações têm um só objetivo: atingir uma meta em relação às questões de implementação e operação do sistema para otimização do funcionamento da organização. 

Um consultor costuma ser especialista em uma área chave e, portanto, pode te ajudar na execução de sites, softwares, infraestrutura de rede, ambientes de nuvem, além da implementação de sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial) e outras soluções específicas para o seu negócio. 

Para pensar na melhor forma de implementar essas funcionalidades ou ajudar na organização da empresa, uma consultoria em TI pode: 

  1. Compreender e analisar as necessidades de TI da organização em questão e de todo o ambiente de negócio em que ela está inserida;
  2. Aconselhar a respeito das necessidades percebidas, apresentando soluções e serviços da área de TI;
  3. Gerenciar e supervisionar a implementação dos sistemas necessários pelo departamento competente da empresa contratante. 

A partir do momento que uma consultoria de TI é contratada, você  dispõe de um parceiro especializado na busca por soluções tecnológicas para o seu negócio, ou seja, profissionaliza boa parte da função estratégica. 

O consultor será responsável por orientar seu cliente desde estratégias gerais de TI, como hospedar seus dados na nuvem, até indicar tecnologias que funcionem adequadamente para as metas da empresa, como automatizar processos ou melhorar a segurança. 

Como a consultoria em TI pode alavancar seu negócio

Agora que sabemos como funciona uma consultoria em TI, vamos conhecer todas as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa. 

1. Cada colaborador pode focar na sua real função

Seu time de TI interno é especialista no seu negócio, e conhece as tecnologias utilizadas e implantadas na sua empresa.

Esta característica faz com que adoção de novas tecnologias demande muito tempo e estudo do time interno, criando em algumas situações, riscos à estabilidade e disponibilidade do ambiente.

Ao contar com um parceiro especializado, que possui vivência em diversas empresas e conta com capacitações dos fabricantes, você reduz custos, indisponibilidade e riscos. E além disto, permite a rápida capacitação de seu time interno na nova tecnologia implantada.

2. Use e abuse do especialista em TI

O time de operações de TI, seja próprio ou terceirizado, permite agilidade nas atividades de dia a dia e rápidas respostas na operação, eventos e demandas dos colaboradores em geral.

Porém, quando se trata de revisar processos, avaliar situações de crescimento e desempenho, implantar ou atualizar tecnologias e revisar arquiteturas de ambientes, é importante avaliar fornecedores com consultores qualificados e experientes.

Então, se você tiver uma consultoria em TI dedicada a atingir suas metas em termos de tecnologia, use e abuse para ter mais tranquilidade e sucesso a longo prazo. 

3. Veja a sua empresa por meio de uma nova perspectiva

Quando temos algo que funciona, é normal acharmos que aquilo é o que há de melhor. Mas não é porque funciona que é a forma mais eficaz e rápida. 

Por isso, a consultoria de TI é uma ótima forma de enxergar a sua empresa com uma nova perspectiva, entendendo o que pode ajudar no seu crescimento, eficiência e lucratividade. 

4. Redução de custos

Os profissionais que ocupam cargos gerenciais conhecem muito bem os custos de manter um funcionário especializado em tempo integral. 

Por isso, os consultores podem ser contratados para resolver um problema específico, dentro de um determinado prazo, fazendo um melhor uso do dinheiro investido, ou até mesmo orientar na redução de custos recorrentes. 

5. Muito mais segurança

Em tempos atuais, não há como não falar na segurança de dados cibernéticos e sua importância nas organizações. E isso não é papo só das grandes corporações. 

De acordo com a Aliança Nacional de Segurança Cibernética dos Estados Unidos, 62% das empresas atingidas por ataques cibernéticos são pequenas. 

A consultoria de TI pode realizar uma avaliação completa da sua rede para identificar possíveis vulnerabilidades, estabelecer quais serão os protocolos de segurança da informação, além de ajudar a criar uma solução quando a invasão já aconteceu. 

6. Melhora na produtividade e eficiência

O consultor de TI tem como objetivo principal aconselhar sobre tecnologias que podem aumentar a produtividade, eficiência e consequentemente, a lucratividade de seus clientes. 

Normalmente, as indicações vão desde servidores de arquivos, até bancos de dados centrais e plataformas móveis. A equipe terceirizada vai ajudar a planejar, implementar e gerenciar essas novidades da melhor forma possível. 

7. Profissionais especializados e com experiência

Graças à sua máxima capacitação profissional e aos anos de experiência, uma consultoria de TI pode indicar com confiança uma solução que vai funcionar para o seu negócio. 

Ter profissionais especializados e presentes há anos no mercado é a melhor forma de garantir que seu projeto será executado sem problemas, dentro do prazo e com o melhor retorno sobre o investimento. 

8. Melhora no gerenciamento da equipe de TI

O gerenciamento da equipe de TI sempre acaba caindo sobre os ombros de outros departamentos, mesmo que eles não conheçam as métricas que determinam se esse time está ou não sendo eficiente. 

Além disso, há um custo adicional de manter esse funcionário fixo que gerencia a sua equipe graças às férias remuneradas, benefícios e etc, o que não existe com uma empresa terceirizada de consultoria.  Agora que você já conhece todos os benefícios de ter uma consultoria em TI na sua empresa, busque um prestador de serviços que esteja alinhado com o seu negócio dos pontos de vista estratégico e tático. A Arkentec está disponível para te ajudar.