Tigre e Arkentec: conheça o projeto de inovação do ambiente tecnológico da principal empresa de tubos e conexões do Brasil

A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios e forçou as grandes empresas a acelerarem o processo de inovação por meio de investimentos em ambientes e serviços seguros de tecnologia remota. E foi com este objetivo que a Arkentec assumiu o desafio, focou em inovação e redução de custos do Grupo Tigre – a principal empresa de tubos e conexões do Brasil. Além disso atuou em frentes de segurança da informação em parceria com os times envolvidos no projeto.

Entre as principais dificuldades apresentadas pelo novo cenário estava a implementação de um sistema integrado de ferramentas que permitisse as equipes da Tigre trabalhar de maneira remota, isto é, com os funcionários em home office, sem perder a dinâmica ou sofrer com problemas de produtividade por meio de atrasos na entrega ou conexão.

Para isto, a Arkentec desenvolveu um método de gerenciamento de ambiente de tecnologia da informação que englobou a plataforma Office 365, a virtualização de servidores, além de soluções de nuvem. Por meio destas ferramentas, foi possível permitir aos funcionários da Tigre o acesso e compartilhamento de arquivos de maneira segura, como se estivessem nos escritórios.

Como toda revolução bem-sucedida, a Arkentec se preocupou em implementar as mudanças de forma separada priorizando a didática e o tempo de cada equipe para assimilar a nova realidade. Tudo isto feito com o acompanhamento de profissionais para garantir que não houvesse falha nos sistemas e que as equipes assimilaram a nova realidade.  

Vale ressaltar que o sucesso da operação também se deve a participação constante do time de TI da Tigre e apoio da UnderProtection, parceiro do time de segurança da informação do cliente, que se manteve proativa durante todo o processo e em conjunto com a experiência da Arkentec todos os objetivos foram atingidos.

Redução de custos

Além da segurança e da praticidade, o projeto também teve como objetivo a redução de custos com infraestrutura, por meio da consolidação servidores e otimização de cenários em nuvem. Um processo que exige cautela, dedicação, experiência e comprometimento para garantir que os objetivos sejam alcançados, ao mesmo tempo que manterão a disponibilidade e não irão gerar impacto no negócio

Para isto, a experiência e certificações da Arkentec enriqueceu muito as entregas realizadas em conjunto com um time multidisciplinar, envolvendo também o time de TI da Tigre e sua equipe de Segurança da Informação.

De acordo com Pedro Henrique Guimarães Araújo, Coordenador de Operações de TI e Segurança da Informação da Tigre, a experiência trouxe bons resultados. Ele comenta que as mudanças trouxeram uma evolução considerável ao time de T.I da Tigre, tanto em aspectos técnicos como comportamentais.

“O time da Arken não se prende apenas em fazer o que está acordado em contrato, são altamente eficientes e proativos. Aplicam desde atividades técnicas, até gestão e relacionamento com o negócio de maneira simples e assertiva”, comenta.

Já Erich Schermach, Especialista em Tecnologia da Informação da Tigre e, explica que a resposta rápida e a capacitação da equipe da Arkentec foram fundamentais para solucionar os desafios resultados pela pandemia do novo coronavírus.

“Em 2020, com todas as mudanças impostas pela Covid-19, encontramos na Arkentec um parceiro de negócio que nos ajudou a quatro mãos em um trabalho de transformação, oportunidades de melhorias em nosso ambiente e que nos trouxe segurança no desenvolvimento de novos projetos e operação de ambientes como um todo”, explica.

Erich ainda comenta que, como resultado, a Arkentec trouxe para a Tigre melhorias no processo de junção dos times.

Transforme a sua empresa

A Arkentec acredita que a transformação digital acontece por meio da criação de estratégias únicas, feitas de acordo com as necessidades de cada cliente. Para isto, as suas equipes buscam primeiramente conhecer o ecossistema de cada projeto, para entender a realidade do dia a dia da empresa, oferecendo uma solução que fará sentido para os seus desafios, sem onerar o orçamento.  Confira outros ajustes feitos pela Arkentec para a Tigre:

Nossas aplicações:

  • Otimização de recursos
  • Consolidação de times
  • Melhorias e otimizações
  • Foco em segurança da informação
  • Gestão de prática e adequada
  • Monitoramento

Otimização de gestão e projetos:

  • Projetos + sustentação = junção dos times
  • Agilidade nos processos e suporte
  • Inovação do ambiente
  • Conceito de SQUAD
  • Autonomia e foco em resultados

Otimização de recursos:

  • Consolidação do ambiente
  • Eliminação de SO’s legados
  • Garantia de HA
  • Aumento nível funcional do domínio
  • Migrações para CLOUD

Monitoramento:

  • Criação de monitoramento de Infraestrutura
  • Criação de monitoramento de serviços
  • Criação de monitoramento de processos críticos do negócio
  • Centralização do NOC

Segurança da Informação:

  • Ajustes e aplicação de MFA para todos os usuários
  • Sanitização de senhas fracas
  • Implantação de BannedPasswords

Sobre a Arkentec

A Arkentec é uma empresa localizada em Joinville, Santa Catarina, com atuação em todo o Brasil. Ela nasceu com o objetivo de transformar outras empresas por meio da prestação de serviços em tecnologia da informação, por meio de projetos de inovação, cujo foco principal é a eficiência, agilidade, segurança e tecnologia.

Saiba mais em: https://arkentec.com.br/ 

Sobre a Tigre

Na hora de construir ou reformar, conte com a Tigre! São mais de 75 anos de história e inovação com uma linha completa de produtos para cada etapa do seu projeto. Afinal, tão importante quanto uma postura pioneira e transformadora, é levar até a casa de milhões de brasileiros soluções que são garantia de tranquilidade e conforto. Seja para reforma de casas, obras coletivas, industriais e prediais, pintura imobiliária e artística, metais sanitários, projetos de drenagem, saneamento básico, agropecuária, mineração, entre outras aplicações, os produtos Tigre garantem soluções inovadoras que vão da infraestrutura até o acabamento. E o melhor: são fáceis de instalar e muito seguros.

Fonte: https://www.tigre.com.br/

Posts Relacionados: