5 motivos para terceirizar sua gestão de TI

Não tem jeito, garantir uma infraestrutura que atenda às necessidades de uma empresa em termos tecnológicos é sempre um grande desafio, ainda mais quando os gestores têm que colocar na planilha de controle de custos um departamento completo de TI. 

Diante dessas dificuldades, terceirizar os serviços dessa área aparece como uma alternativa viável e inteligente para diminuir custos, incômodos e ainda trazer mais eficiência para a sua empresa. Conheça agora todas as vantagens de aderir a essa modalidade: 

1. Equipe disponível

O crescimento da empresa anda lado a lado com a necessidade de crescimento do seu ambiente de TI. Terceirizando a equipe responsável por esse setor, você tem a garantia de que os colaboradores estarão preparados para acompanhar as mudanças que se fazem necessárias e as novas exigências que, sem dúvidas, vão aparecer. 

Com recursos de TI bem geridos e disponibilizados de forma efetiva para seus usuários, a empresa terá colaboradores mais satisfeitos que impactam diretamente nos seus resultados, aparecendo até melhorias nos processos de negócios. Há ganhos nítidos em eficiência e produtividade. 

2. Gestão centralizada dos componentes de TI

Ter apenas um fornecedor responsável por gerenciar os componentes de TI da sua empresa de forma centralizada aumenta a segurança e a confiabilidade dos dados, já que há menos pessoas envolvidas no processo e elas foram escolhidas para esse fim. 

Além disso, você possui uma confirmação da qualidade do serviço que será entregue graças ao contrato de ANS (Acordo de Nível de Serviço) firmado com a empresa terceirizada.

3. Nível da maturidade de gestão da TI

Por meio do Grau de maturidade da TI com o alinhamento estratégico do negócio, é possível identificar o status atual e traçar ações de melhoria para a empresa. 

Dessa forma, a área de TI deixa de ser apenas apoio para fazer parte das estratégias de negócios, já que a equipe de tecnologia se torna responsável por colaborar na elaboração de processos e controles que agregam valor à instituição. 

4. Diminuição de custos

Um tópico especial para os gestores: você pode reduzir os custos da empresa com a terceirização da sua gestão de TI. 

Isso porque, com a implementação correta de sistemas que automatizam os processos, você economiza recursos, tempo e, assim, diminui o custo total da operação. Além disso, em forma de consultoria, a empresa terceirizada ainda pode te dar dicas para diminuição de gastos com telefonia, por exemplo.

5. Foco no planejamento estratégico do negócio

Quando você contrata um fornecedor para gerenciar a infraestrutura e serviços, sua equipe interna de TI tem mais tempo para pensar e colocar em prática ações que colaboram para que a empresa alcance seus objetivos dentro do plano estratégico do negócio. 

Além disso, essa equipe interna também poderá aplicar seu tempo de trabalho em análises de dados que estão se tornando cada dia mais complexas e valiosas. Afinal, informação é poder.

Não dá para negar que vivemos tempos de alta competitividade e da consequente busca por excelência. Em momentos como esse, ter a TI colaborando e bem alinhada com as estratégicas do negócio pode ser uma importante forma de alcançar ainda mais sucesso com a sua empresa. 

Lembre-se que, além de ser muito recomendada a contratação de um fornecedor de serviços em Tecnologia da Informação, é uma alternativa completamente viável. Conte sempre conosco para saber mais detalhes sobre o assunto. 

Conheça também nossos cases de sucesso e entenda ainda mais como é possível realizar melhorias diretas em grandes empresas por meio de uma gestão eficiente de TI. 

Posts Relacionados: