Gestão Eficiente de Backup

O seguro morreu de velho! Dessa maneira o backup é visto por algumas corporações. Afinal de contas, a necessidade de retornar algum backup é algo que pode trazer algum desconforto para as equipes de TI. Mas não é só isso, quando o seguro é necessário, ele precisa ser confiável e rápido.

Soluções de backup são implantadas no intuito de precaver eventuais erros ou desastres. Antes da implementação da ferramenta, uma importante preocupação é a criação de uma política de backup, que preveja retenções, janelas de execução, arquivos e servidores que compõem a política e avaliação e testes periódicos. Sem isso, a ferramenta está sujeita a ser mal implementada e consequentemente vir a não ser utilizada.

Gerir de forma eficiente a ferramenta de backup vai além de simplesmente conhecer a ferramenta. O conhecimento da ferramenta é o ponto inicial, mas a periodicidade de análise e o cumprimento dos itens definidos no processo e na política de backup são as garantias da saúde e estabilidade. Por vezes o backup é demandado no momento mais crítico de uma operação de negócio e o retorno do dado ser o limiar entre o sucesso e uma falha grave para a corporação que inclusive pode afetar sua reputação.

Terceirizar a gestão do backup pode ser uma alternativa de baixo custo para a empresa, com grande benefício. Ao contratar um serviço terceiro de gestão, pode-se criar acordos de nível de serviço que garantam o correto funcionamento da ferramenta e cumprimento das políticas, além de medir a real eficiência do backup.

Com passos estruturados, criação de políticas e correta escolha da ferramenta pode-se criar uma gestão eficiente do backup que inclusive pode ser executada por uma empresa terceira. A importância de não pular etapas e de focar em processo e não somente em ferramenta deve estar no mapa de atividades da gestão de serviços de TI.

Posts Relacionados: